Rejeição
291 – Certificado Assinatura Data Validade.
Causa
A rejeição ocorre quando o Certificado que foi instalado na máquina está vencido. Porém, pode ter outras causas também, dentre elas:
- Horário da máquina errado, ou com horário de verão ativo;
- Instabilidade nos Serviço da SEFAZ.
Como Resolver
Para resolver verifique em qual das situações acima você se enquadra. Para verificar a data de validade de seu certificado acesse:
- Opções da Internet > Conteúdo > Certificados.
- Ali você encontrará o campo de data de validade do certificado.
- Caso você encontre certificados vencidos, estes podem ser removidos.
Se o certificado esta vencido, deve ser instalado um novo e atualizar as informações nas Configurações do Processo de emissão (F5) do DFeMonitor.

Clicando no local indicado na imagem acima, serão atualizadas as informações do campo Certificado Digital, de acordo com o novo que foi instalado, depois de terminar o ajuste inicie o DFeMonitor e faça o reenvio da nota rejeitada.
Caso a falha seja o horário do DFeMonitor, o ajuste deve ser feito da seguinte forma:
Primeiro faça a verificação do horário da máquina e confirme se o horário de verão realmente não esta ativo, depois entre na pasta oculta do DFeMonitor, digitando “\.add” no fim do caminho da pasta, como na imagem a seguir:

Ao abrir a pasta, delete o arquivo Common.ini.

E realize o reenvio pelo DFeMonitor. Caso ainda não aprove a nota, pode ser por conta de uma Instabilidade nos Serviços da SEFAZ, aguarde algum tempo e tente reenviar novamente.
Se mesmo após todos os passos o problema continuar, entre em contato com o Suporte EcoCentauro.