217 – NF-e não consta na base de dados da SEFAZ

Rejeição

217 – NF-e não consta na base de dados da SEFAZ.

Causa

Caso seja feita a consulta de uma NF-e que ainda não foi autorizada, não existe na Sefaz Estadual ou ainda se a nota foi consultada no Ambiente errado, será retornado a rejeição descrita. 

Exemplos:

  1. NF-e foi emitida em Produção e a Chave de Acesso foi consultada em Homologação, e vice-versa;
  2. Ou ainda se a NF-e ainda não foi autorizada e a Chave de Acesso foi consultada.

Como Resolver 

Deverá ser feita a consulta com a chave da nota, no Portal Nacional ou Estadual da SEFAZ. A partir da consulta, você descobrirá se a nota está autorizada ou não. 

  1. Caso a mesma esteja autorizada, pode ser que a consulta esteja sendo feita no ambiente errado. Entre em contato com o Suporte de sua região para que verifiquem o que pode estar ocorrendo. 
  2. Se não estiver autorizada, pode ser que a NF-e não foi emitida, ou pode não estar sincronizada com a SEFAZ.

OBSERVAÇÃO- É comum haver instabilidade nos serviços da SEFAZ, e pode ser a causa desta rejeição. Se for este o seu caso, você deve aguardar a normalização dos serviços. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *