Rejeição
217 – NF-e não consta na base de dados da SEFAZ.
Causa
Caso seja feita a consulta de uma NF-e que ainda não foi autorizada, não existe na Sefaz Estadual ou ainda se a nota foi consultada no Ambiente errado, será retornado a rejeição descrita.
Exemplos:
- NF-e foi emitida em Produção e a Chave de Acesso foi consultada em Homologação, e vice-versa;
- Ou ainda se a NF-e ainda não foi autorizada e a Chave de Acesso foi consultada.
Como Resolver
Deverá ser feita a consulta com a chave da nota, no Portal Nacional ou Estadual da SEFAZ. A partir da consulta, você descobrirá se a nota está autorizada ou não.
- Caso a mesma esteja autorizada, pode ser que a consulta esteja sendo feita no ambiente errado. Entre em contato com o Suporte de sua região para que verifiquem o que pode estar ocorrendo.
- Se não estiver autorizada, pode ser que a NF-e não foi emitida, ou pode não estar sincronizada com a SEFAZ.
OBSERVAÇÃO- É comum haver instabilidade nos serviços da SEFAZ, e pode ser a causa desta rejeição. Se for este o seu caso, você deve aguardar a normalização dos serviços.