Rejeição
656 – Consumo Indevido.
Causa
Ocorre quando há um grande volume de consultas no servidor da Sefaz em um curto período de tempo.
Exemplo: A nota apresenta uma rejeição, e continua sendo reenviada para a Sefaz, o que faz com que passe do limite de tentativas ocasionando a rejeição, assim como o bloqueio.
O limite de tentativas e tempo de bloqueio do usuário podem ser alterados por cada Sefaz estadual. Caso a UF opte por manter os valores padrões estabelecidos pela Nota Técnica 2018.002, a Rejeição por Consumo Indevido ocorre quando:
- Uma NF-e ou NFC-e for enviada mais de 30 vezes e apresentar a mesma rejeição;
- Um evento (Inutilização, cancelamento, carta de correção) apresentar 20 vezes a mesma rejeição;
- Uma NF-e for consultada mais de 10 vezes em 1 hora;
- Um Recibo for consultado mais de 40 vezes em 1 hora.
Como resolver
Deve ser resolvida a rejeição anterior a 656. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
1- Entre na pasta de arquivos do DFeMonitor, que pode ser encontrada nas configurações do mesmo, na seguinte tela:

2- Depois de copiar e colar o caminho encontrado, entrar na pasta chamada: Erros.

3- Dentro dela selecione a pasta NF-e ou NFC-e, de acordo com as notas que estão pendentes.

4- Então entre na pasta LotesRetornoEnvio e consulte as notas (Para fazer a consulta, dê duplo clique na nota para abrir uma página com o XML, onde você conseguirá ver qual a rejeição da nota) até encontrar as que não estiverem com a rejeição 656.
5- Assim que encontrar as rejeições que causaram o Consumo Indevido, você deve corrigi-las para que após o término do bloqueio as notas sejam aprovadas.