806 – Operação cm ICMS-ST sem informação do CEST

Rejeição

Rejeição 806 – Operação com ICMS-ST sem informação do CEST.

Causa

Quando for emitida uma NF-e ou NFC-e de Operação SEM a informação do Código Especificador da Substituição tributária (CEST) e o CST ou CSOSN de ICMS FOR um da lista abaixo:

  • 10 – Tributada com cobrança de ICMS por substituição tributária;
  • 30 – Isenta ou não tributada com cobrança de ICMS por substituição tributária;
  • 60 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária;
  • 70 – Com redução de base de cálculo e cobrança de ICMS por substituição tributária;
  • 201 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária;
  • 202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária;
  • 203 – Isenção de ICMS do Simples Nacional para a faixa de receita, com cobrança do ICMS por substituição tributária;
  • 500 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária ou por antecipação;
  • 900 – Outros, desde que com a TAG vICMSST;

Será rejeitada pelo motivo 806 – Operação com ICMS-ST sem informação do CEST.

Como Resolver

  1. Acessar a tela do Gerenciador de Notas (GER646RA)
    1. Selecionar a nota fiscal que está com essa rejeição 806
    2. Clicar na aba “Produtos/Serviços”
      1. Clicar duas vezes no produto
      2. Logo depois será aberto a tela de cadastro de produto (EST004CA), clicar o ENTER
        1. Acessar a aba “Fiscal”
        2. Encontrar o campo “CEST”, teclar F2 – Busca, será aberto nova tela de Pesquisa código CEST
          1. Marcar a opção “Filtrar por NCM”, clicar em “Buscar”
          2. Logo abaixo será mostrar uma lista com todos os CEST que poderão ser utilizados de acordo com o NCM utilizado no produto
          3. Selecionar o CEST desejado 
        3. Clicar em OK
      3. Confirmar a alteração no cadastro do produto
  2. Na tela do Gerenciador de nota fiscal, selecionar a nota fiscal que está com a rejeição e logo depois clicar em “Tentar novamente”
  3. Logo depois a nota fiscal será reenviada com os novos dados

Observação: Se na tela de buscar de CEST não encontrar nenhum CEST para aquele determinado NCM é porque a configuração de CST pode estar incorreta, ou o NCM ainda não tem uma ligação com nenhum CEST. 

 

 

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