Rejeição
773 – Operação Interna e UF de destino difere da UF do emitente.
Causa
Ocorre quando a UF do destinatário for diferente da UF do emitente em uma emissão de NF-e de saída ou entrada, com operação estadual para um consumidor normal.
O problema pode ocorrer por dois motivos:
- Os Dados do Destinatário podem estar incorretos, e nesse caso, não seria apenas a UF, mas sim todo o Endereço.
- O Destino da Operação (Estadual, Interestadual ou Exterior) pode estar incorreto.
Como Resolver
O monitor possui uma falha no iddest onde é necessário desativar os validates. Para isso, abra a pasta onde fica o executável, abra o arquivo “DFeMonitor.Validates.conf” no bloco de notas, e altere a linha IdDest= para o valor “2”. Conforme a imagem abaixo:

Feito isso, a nota pode ser reenviada pelo sistema eco.
Caso a nota ainda não aprove, devemos identificar qual a situação que o cliente se encontra:
- Venda presencial para cliente fora do estado;
- Venda não presencial para cliente fora do estado;
Se a venda foi presencial, provavelmente na hora de realizar a venda não foi informado este dado. Portanto, deve-se duplicar o pedido e na tela de definições informar o Indicador de presença como “Presencial”.
Se a venda não foi presencial, deve-se refazer o pedido utilizando uma natureza de operação onde o CFOP seja para FORA do estado.
Se o problema persistir, revise o cadastro do destinatário pois o mesmo poderá estar inválido.

